HOME OFFICE: 5 dicas para quem está começando ou busca melhorar sua produtividade!

O que é Home Office?

Tal prática vem crescendo cada vez mais no Brasil nos últimos anos, sendo recentemente impulsionada pela pandemia do Covid-19, se tornando necessária para muitos Brasileiros.

Mas, antes de tudo, é importante entender o que é esse tal de Home office!

Também chamado de “Teletrabalho” ou “Trabalho Remoto’, essa modalidade permite que as pessoas realizem suas atividades fora da sede da empresa. Mas diferente do que muitas pessoas pensam, o Home office não necessariamente tem de ser feito de casa, podendo ser realizado em diversos ambientes, como Cafés e Coworkings! Basta levar seu notebook e o local dispor de conexão com a internet.

Entretanto, manter a produtividade fora do escritório ou da agência em que somos acostumados a trabalhar pode vir a ser um desafio, principalmente para quem se viu obrigado a trabalhar de casa de uma hora para a outra. Alguns cuidados podem e devem ser tomados para preservar não somente a produtividade, mas também a saúde física e mental, durante o período de adaptação.

A Juridicon separou 5 dicas superimportantes para te ajudar com isso:

Monte um ambiente de trabalho adequado!

Procure um ambiente em sua casa que proporcione conforto e qualidade para trabalhar, se atentando a devida disposição dos móveis, como mesa e cadeira. Passar o dia no sofá pode parecer uma boa, mas acaba atrapalhando na concentração e, ao longo do dia, pode trazer desconfortos pela falta de postura adequada.

Se não possuir um espaço assim, investir em montar um ‘’escritório em casa” vai ajudar muito para melhorar sua experiência no trabalho remoto!

Pijamas não combinam com o Home Office!

Pode parecer confortável e cômodo trabalhar de pijamas e pantufas, não acha?

Apesar de que roupas mais confortáveis pareçam a escolha lógica, uma vez que estamos em casa, uma atitude desleixada pode causar negligencia na realização de tarefas, mesmo que inconscientemente. Logo, se vestir como se fosse de fato trabalhar no ambiente padrão pode ajudar muito na qualidade do trabalho final.

Tente manter uma rotina e criar horários que te auxiliem.

Uma das vantagens de se trabalhar de casa é a possibilidade de ajustar seus horários mais flexivelmente. Se você não precisa seguir um horário fixo todos os dias e prefere trabalhar em horários diferentes do “normal”, vá fundo!

 Entretanto, criar uma rotina de trabalho em qualquer que seja o período em que vá realizar as atividades é imprescindível. Evitando assim que você se perca e não realize o trabalho com a devida organização e eficiência.

Evite distrações que o novo ambiente possa trazer.

Muitas vezes o ambiente doméstico pode trazer distrações que não existiam no escritório, como familiares realizando atividades em casa, pets buscando atenção de seus donos e até a maior liberdade para utilizar as redes sociais.

Para evitar isso, busque conversar com familiares, explicar que embora você esteja em casa, o expediente de trabalho continua tendo de ser cumprido. Busque estipular horários para checar as redes sociais e responder mensagens, assim você não vai acabar gastando mais tempo do que devia em redes sociais.

Tire alguns minutos do seu dia para planeja-lo.

A última dica pode parecer um tanto quanto trivial, mas poucas pessoas realmente planejam suas tarefas antes de começar o dia, e acredite, faz total diferença no desenvolvimento das atividades diárias.

Tire 15 minutos para planejar, listar e organizar as tarefas que você tem que realizar no dia, isso vai te guiar pelo resto dele, evitando distrações e aumentando o aproveitamento do tempo de trabalho!

 O home office vai, cada vez mais, se fazer presente na realidade do mercado de trabalho brasileiro. Essas dicas básicas têm como objetivo te auxiliar para a melhor adaptação possível!

Nós da Juridicon Soluções Contábeis estamos aqui para te ajudar a crescer nesse novo cenário que se apresenta, conte conosco!