Benefícios de um e-commerce para as pequenas empresas

Você sabe quais os benefícios do e-commerce para as micro e pequenas empresas? O e-commerce é um dos métodos para os pequenos e médios empresários (PMEs) aumentarem suas vendas. Mas para isso, existem algumas técnicas de ouro para aumentar as vendas.
O século XXI despontou como o início da era da internet no mundo. A partir daí, muitos empresários começaram a desenvolver uma forma de incluir suas companhias nesse meio.
É por isso que os investimentos em Marketing Digital passaram a fazer parte do plano de negócios de muitas empresa.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento dos e-commerce no Brasil foi de R$ 59,9 bilhões em 2017.
Diante desse número é fácil entender o porquê as pequenas empresas têm criado suas páginas de vendas online, não é mesmo?
O problema é que alguns empresários não conseguem aumentar suas taxas de conversão mesmo investindo em um bom modelo de e-commerce. Isso pode mudar se você pensar fora da caixa.

Por que ter um e-commerce?
Se tem algo que ajuda um lojista a aumentar o número de vendas é o e-commerce! Sem dúvidas, ele facilita o crescimento de um negócio em escala significativa.
Para isso, os lojistas podem publicar seus produtos no site e direcionar o usuário a finalização da compra sem precisar sair da página ou ligar para alguém.
O e-commerce tem a função de ajudar a economizar. Isso porque dispensa alguns gastos que a loja física tem, como quantidade de vendedores, já que as compras são feitas sem um intermediador.
O usuário entra no site, pesquisa o que deseja, preenche os dados e efetua o pagamento. Tudo sem complicação e sem pôr a mão no telefone para conversar com algum vendedor. A loja virtual pode ser considerada uma estratégia de vendas de ótimo custo benefício.
Uma vantagem da estratégia para os PMEs é que a loja virtual pode servir como página principal de uma empresa. Ou seja, você não precisa comprar um outro domínio para ter seu e-commerce bombando.
Então, como o esta estratégia aumenta as vendas de uma empresa? Bom, basta investir nas técnicas certas dentro da loja virtual e o sucesso das vendas será questão de tempo.

Como o e-commerce ajuda um PME
O mercado online é responsável por uma grande parte da circulação de dinheiro no país. Mas a maioria dos pequenos e médios empresários não consegue aumentar a taxa de conversão na web mesmo tendo um e-commerce bem projetado.
Isso acontece porque não adianta apenas ter o e-commerce, você precisa saber como fazê-lo eficiente. E é aí que entram as técnicas de ouro para aumentar a conversão.

Invista na divulgação nas redes sociais
Como as pessoas vão saber sobre sua página online se você não disser isso a elas?
Para que o seu e-commerce dê certo é preciso que as pessoas saibam dele. Um dos melhores jeitos de apresentar esse site é usando as redes sociais.
Afinal de contas, atualmente a grande circulação de visualizações de redes como Facebook e Instagram aumentam sua chance de ser visto.
Por isso, aposte na divulgação do seu e-commerce dentro das redes sociais e veja seu site crescer em número de acessos.

Trace uma estratégia de disposição dos produtos
Se você divulgou seu e-commerce de forma correta dentro das redes sociais com certeza os pedidos vão aparecer. Mas para isso você precisa ter uma estratégia na hora de publicar os produtos no seu e-commerce.
Uma boa forma de conversão é colocar os produtos com mais saída em destaque na página. Principalmente os que estiverem com desconto. Saber expor seus produtos no site é importante para aumentar as chances de conversão.

Trabalhe as estratégias de SEO
Uma forma de fazer o seu e-commerce dar ainda mais resultados é usando estratégias de SEO.
SEO é um dos tipos de estratégia usada no Marketing Digital. Tem a função de colocar um site na primeira página de resultados do Google.
Ou seja, se você tem uma empresa de revenda de esmaltes importados, por exemplo, e um usuário pesquisa no Google algo como “esmalte Dior em São Paulo”, seu e-commerce pode aparecer logo na primeira página de resultados.
Dessa forma, as chances de se tornar uma empresa mais conhecida no ambiente online aumentam, trazendo ainda mais vendas para o comércio eletrônico.

Ofereça cupons de desconto
O que vende mais: uma calça por 100,00 ou um cupom de 10% de desconto nas calças do site?
O brasileiro adora um bom desconto. Por isso, caso você possa oferecer, os cupons de desconto são uma excelente forma de conseguir converter esses usuários em clientes do e-commerce.
Mas é preciso ficar atento pois não se pode dar desconto em cima de tudo, concorda?
Dessa forma, ofereça cupons para os produtos que mais costumam sair. De preferência, faça isso em datas comemorativas. Assim, o número de vendas pode subir consideravelmente.

Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimos momentos de fazer seu e-commerce ter sucesso. Aproveite que as pessoas gostam de presentear umas as outras e use isso a favor do seu negócio com produtos específicos para aquela data especificamente.
Por isso os descontos, bônus, promoções e demais formas de oferta devem ser aproveitadas com a frequência certa dentro de uma loja virtual.
Sendo assim, não deixe a oportunidade de vender seus produtos passar quando uma festa popular ou comemoração importante chegar.

O e-commerce é uma maneira de ampliar o acesso do seu cliente aos produtos da sua loja. Aliado a isso está a navegabilidade do seu consumidor, que pode entrar em contato com mais produtos através da perspectiva do e-commerce.

Fonte:https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/beneficios-e-commerce-pequenas-empresas